Nos últimos anos, solicitar um visto Schengen tornou-se um processo complexo e burocrático, tanto do ponto de vista documental quanto na tramitação. Os cidadãos de países que necessitam de visto para entrar na zona Schengen precisam frequentemente deslocar-se para apresentar a sua solicitação e, em alguns casos, para recolher o visto, mesmo que vivam a milhares de quilômetros de distância. Isso é especialmente problemático em países onde existe apenas uma repartição consular.
À medida que a demanda por vistos Schengen aumentou nas últimas décadas, muitos consulados e embaixadas terceirizaram seus processos de gestão por meio de concessões a diferentes empresas que se encarregam da coleta e gestão de pré-solicitações, bem como do envio do passaporte quando a autoridade competente toma uma decisão. No entanto, essa terceirização não foi suficiente para resolver as deficiências de gestão e desenvolvimento desses processos, especialmente com a pandemia.
Mas, quando começou a se falar na digitalização do visto Schengen?
As primeiras considerações sobre a digitalização ocorreram em 2018, quando a Comissão Europeia propôs modificar o Código de Vistos, destacando que os vistos digitais são, a longo prazo, o caminho a ser seguido. Assim, em 2019, o Parlamento Europeu e o Conselho começaram a revisar o Código de Vistos, com o objetivo de alinhar os processos ao desenvolvimento tecnológico para otimização dos mesmos.
Em 2020, a pandemia teve um impacto significativo nas operações de vistos Schengen de forma generalizada, adicionando ainda mais dificuldades já existentes. Dessa forma, no Pacto sobre Migração e Asilo de setembro de 2020, foi estabelecido como objetivo fundamental digitalizar completamente o procedimento de emissão de vistos até, no máximo, 2025.
Há um ano, em abril de 2022, a Comissão Europeia apresentou uma proposta para digitalizar a tramitação dos vistos Schengen. A proposta incluía a substituição do selo adesivo do visto, a possibilidade de apresentar solicitações online através de uma plataforma de vistos online, a melhoria do processo de tramitação, e a redução de custos e carga para os países da UE e os solicitantes.
A Digitalização do Visto Schengen: Uma Realidade Cada Vez Mais Próxima
Os representantes permanentes dos Estados-membros da UE acordaram o mandato de negociação do Conselho sobre a proposta. O Conselho está atualmente debatendo a proposta relativa à digitalização do procedimento de visto Schengen. Dessa forma, a possibilidade de que as solicitações possam ser feitas online está cada vez mais próxima, evitando o processo árduo até então, nas mãos da rede de consulados e embaixadas dos Estados que compõem o espaço Schengen, melhorando a eficiência do procedimento de solicitação e reforçando a segurança deste espaço comum de livre circulação.
Como especialistas na gestão de vistos e defensores do desenvolvimento da tecnologia em benefício de nossos clientes, acreditamos que isso se torne uma realidade material em um futuro próximo, favorecendo assim o fluxo de pessoas e a segurança de nossas fronteiras.
Se precisar de mais informações sobre qualquer trâmite migratório, qual visto lhe corresponde ou qual pode ser sua melhor opção, na Visados Empresas estaremos encantados de ajudar com a gestão.
Para qualquer consulta adicional sobre vistos, não hesite em entrar em contato conosco pelo telefone +55 11 98107-2902 ou por e-mail em contato@www.vistosempresas.com.br.