Em determinadas circunstâncias, seja por descuido ou pela espera dos trâmites na Administração, nos deparamos com a situação de estrangeiros residentes na Espanha que precisam viajar, mas têm sua permissão ou TIE vencido. Nesses casos, a preocupação é sempre a mesma: posso retornar à Espanha sem ter que solicitar um visto novamente?
Ao contrário do que muitos pensam, é possível voltar a entrar na Espanha mesmo sem um documento comprovativo de residência legal. Como? Solicitando previamente uma autorização de retorno.
As situações em que é possível solicitar esta autorização são três:
- Ser titular de uma autorização de residência ou estadia e ter iniciado os trâmites de renovação ou prorrogação dentro do prazo legal.
- Ser titular de TIE válido e ter solicitado um duplicado por roubo, extravio, destruição ou inutilização.
- Comprovar a necessidade de viagem em situações excepcionais, tendo a autorização inicial de residência aprovada favoravelmente e estando em processo de emissão do TIE.
O interessado deve apresentar o pedido de obtenção desta autorização na Oficina de Extranjería ou na Delegacia de Polícia correspondente à província onde reside.
A autorização de retorno terá uma vigência inferior a 90 dias e poderá ser utilizada para todas as saídas e posteriores entradas durante seu período de validade.
Se precisar de mais informações sobre qualquer trâmite migratório, qual visto é adequado ou qual pode ser a sua melhor opção, na Visados Empresas estaremos encantados de ajudar com a gestão.
Para qualquer consulta adicional sobre vistos, não hesite em entrar em contato conosco pelo telefone +55 11 98107-2902 ou por e-mail em contato@www.vistosempresas.com.br.